Visualize agora a sua turma e
responda rápido: você tem alunos com dificuldades ou com problemas de
aprendizagem ? ! Se você ficou na dúvida, não se desespere, é compreensível ,
afinal com tantas nomenclaturas e definições controversas fica
difícil encontrar o significado coerente para o termo.
Simplificando seria assim: um aluno
com desordem neurológica ou psiquiátrica seguramente terá dificuldades para
aprender qualquer coisa e consequentemente apresentará também problemas de
aprendizagem em tudo o que for proposto. Já um aluno dito “normal” poderá ter
problemas com a tabuada, pois não conseguiu elaborar corretamente o conceito da
multiplicação, porém, se forem feitas as devidas intervenções pedagógicas esse
mesmo aluno conseguirá superar este problema e seguirá adiante no que for
ensinado.
Percebeu a diferença ? Um problema
de aprendizagem é temporário, já uma dificuldade de aprendizado é duradoura.
Na Escola encontraremos alunos com
Deficiência Intelectual (capacidade intelectual inferior à média) , que
apresentam dificuldade de aprendizado e alunos com problemas de
aprendizado nos mais variados conteúdos.
O fato é que em uma turma de 40
alunos, existem 40 indivíduos com ritmos, interesses e fisiologia
distintos uns dos outros e portanto, jeitos diferentes de aprender. Esses
“jeitos diferentes de aprender” são também conhecidos como Estilos de
Aprendizagem que nada mais são que o modo como esse indivíduo se comporta enquanto
está aprendendo .
Os
estilos de Aprendizagem são:
-
Cinestésico: quando se utiliza da
expressão corporal e a manipulação de objectos
-
Visual: quando é utilizado textos, livros, gráficos,
fotos, diagramas, desenhos, provas escritas
-
Auditivo: quando é utilizado fala, sons e músicas
Encare do seguinte modo, ao adoptar
um determinado estilo de aprendizagem estou escolhendo a melhor forma de
processar o conhecimento novo que estou recebendo. Assim ao conhecer o estilo
de uma pessoa você saberá qual será a forma mais fácil e a mais difícil dela
processar qualquer conhecimento.
Na Escola somos cobrados dentro de
um único estilo: o Visual, assim todos os alunos que se enquadram neste estilo,
seguramente tirarão excelentes notas. Já os alunos “cinestésicos” e “auditivos”
terão os tão conhecidos problemas de aprendizagem.
Já estou até vendo você perguntando:
“Como então trabalhar na mesma sala com os dois grupos”? Fazendo, conforme diz
Perrenoud, a “diferenciação pedagógica”. Ou seja, elaborar actividade que
contemple os três estilos de aprendizagem. Pegando o exemplo da tabuada, o
Professor pode ensinar a multiplicação cantando, criando jogos com a
manipulação de objectos, utilizando exercícios escritos, jogos de
computador.
E os alunos com deficiência
intelectual? Também serão beneficiados com a diferenciação pedagógica, já que
não se sentirão discriminados pois estarão realizando actividades com
diferentes graus de desafio.
Como levantar os estilos de
aprendizagem dos meus alunos? Observe no dia a dia na hora da execução das
tarefas, quais são os momentos, ou em quais actividades determinados alunos
mostram-se mais eficientes em realizar a tarefa dada.
Quando um conteúdo novo é apenas
explicado quantos de fato conseguem compreender o que foi ensinado. Ao ajustar
esse mesmo conteúdo e apresentar dentro de outro estilo de aprendizagem quantos
alunos conseguem compreender? Anote esses dados e faça o
mapeamento da sua turma, você ficará surpresa com os resultados.
Elaborar aulas levando em conta os
estilos de aprendizagem e criar actividades diferenciadas dá trabalho
? A minha resposta é: Muito mais trabalho dá, ter de lidar com problemas
de aprendizagem, pois tanto o aluno quanto o professor ficam
frustrados, extenuados e desmotivados, o que acaba gerando uma carga emocional
negativa com todo o grupo.
Já com o uso da diferenciação
pedagógica, respeitando os diferentes estilos de aprendizagem do grupo, as
aulas transcorrem de modo mais vibrante, em constante movimento de trabalho e
alegria. Afinal, desta forma, todos se vêem como capazes e inteligentes.
Lembre-se, ao trabalhar dentro de um
único estilo o professor acaba favorecendo o aparecimento dos problemas de
aprendizagem.

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